quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tecnologia no campo educacional

O nosso momento hoje é chamado de "era tecnológica", mas desde o início da civilização, todas as eras viveram um tipo de tecnologia, todas elas à sua maneira, desde a criação da roda, transformando radicalmente as formas de deslocamento entre os grupos, até o menor chip existente nos dias de hoje.
A tecnologia cresceu de maneira alastradora, e estando tão presente em nossas atividades cotidianas como, dormir, comer, trabalhar, ler, etc., atingiu assim o campo da educação.
O conhecimento e a informação podem ser transmitidos de diversas formas, e quase todas se utilizam da tecnologia, como o computador, satélite, terminal de banco, fax, mídia, multimídia, etc.
A escola sendo uma instituição responsável pela formação básica do cidadão precisa estar a par de toda essa tecnologia para formar cidadãos cientes, capazes de lidar com esse avanço tecnológico. Importante destacar que uma alfabetização tecnológica não é apenas o uso mecânico dos recursos tecnológicos, mas abrange ao domínio crítico da linguagem tecnológica.
Para isso o professor precisa estar preparado pedagogicamente para utilizar as tecnologias na formação do indivíduo tendo uma visão crítica para que ele produza e interprete as novas linguagens do mundo atual e futuro.
Entretanto, essa é uma difícil tarefa de ser realizada, pois as escolas encontram dificuldade por diversos fatores, políticos e sociais, entre eles o descaso e a falta de prioridade nas ações do Estado para com a educação.

6 comentários:

  1. o seu texto ficou otimo.parabens
    ficou parecido em alguns pontos com o meu!beijus!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a tecnologia estÁ preste em diversas atividades do nosso dia-dia, basta que se utilize alguma técnica.

    ResponderExcluir
  3. Descupe pelo erro ortográfico,não é preste e sim presente.

    ResponderExcluir
  4. CLARA SEU TEXTO ESTÁ ÓTIMO ´, PARABÉNS, GOSTEI QUANDO VC FALA DO DESCASO DOS ORGÃOS PUBLICOS EM RELAÇÃO A ESCOLA.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. Penso que desde que o mundo existe o estado trata com descaso a educação, e agora nessa "era tecnológica", tende a ser... Gritemos por socooorro rsrsrs.
    Belo texto Clara!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, com a tecnologia se "alastrando" dessa forma, o Estado deveria dar uma importância maior à educação tecnológica, capacitando professores.
    Mas, fazer o que? Precisamos conviver com esse descaso.

    ResponderExcluir